Em períodos de colheita, os processos e o maquinário operam em alta performance, para acompanhar um mercado de commodities cada vez mais competitivo. Neste processo, há um perigo oculto muitas vezes ignorado, mas crucial para garantir a integridade dos equipamentos e da sua equipe de trabalho. O clima seco provacado pelas ciclo das estações, aliado à produção de palha e pó resultantes da colheita, podem ser a combinação perfeita um incêndio que pode tomar proporções gigantescas.
Existem diversos fatores que podem ser a chave para um incêndio de grandes proporções, e devem ter a atenção redobrada pela equipe responsável pela segurança e manutenção dos equipamentos. Confira abaixo alguns ítens:
MANGUEIRAS
São itens geralmente mais sensíveis comparando a outros componentes mecânicos, além de estarem presentes em diversas partes das máquinas, as mangueiras devem estar sempre em perfeitas condições de integridade. Os vazamentos causados por rompimentos podem colocar o óleo quente em contato com resíduos da colheita. Esta é a condição perfeita para o início de um incêndio.
ROLAMENTOS
Elementos rotativos de forma geral tem grande potencial de gerar superaquecimento em diversas regiões das máquinas, mas entre eles os rolamentos são os campeões de ocorrências. Por isso, devem ser sempre lubrificados adequadamente e/ou trocados, conforme a especificação de cada fabricante;
CURTO CIRCUITO
Condutores e conectores elétricos presentes nas máquinas, podem gerar faíscas, e por isso é muito importante garantir que estes elementos estejam sempre limpos e isolados de possíveis contaminantes que possam causar acidentes.